quarta-feira, 11 de junho de 2008

NA PEÇA VESTIDO DE NOIVA

Vestido de Noiva , com certeza , foi a melhor peça feita por Nelson Rodrigues . Esta obra é repleta de lendas urbanas , também .

O enredo é o seguinte :

Alaíde roubou Pedro de Lúcia , sua irmã . Alaíde e Lúcia moravam numa mansão muito misteriosa , onde residiu uma certa Madame Clessi , que foi assassinada , vestida de noiva , pelo namorado . Um certo dia , no sótão de sua casa , Alaíde encontra o diário de Madame Clessi e se fixa nesta leitura . Mas , o que ela não sabe , é que sua irmã e Pedro têm um plano para assassina – la . Então , quando se casa , Alaíde é atropelada e se submete a uma operação .

Em seu estado de coma , ela se encontra com Madame Clessi no além e esta conversa se mistura com cenas de " flashback " de sua vida .

Alaíde falece , mas continua observando as peripécias de sua irmã com Pedro .Assim , Lúcia casa com Pedro , mesmo tendo em sua cabeça a imagem de Alaíde com o seu vestido de noiva .

Lendas Urbanas Desta Peça:

Alguns estudiosos de Jornalismo , Lendas Urbanas e Esoterismo , que viveram naquela época , dizem que , realmente existiu uma personagem com uma história semelhante a de Madame Clessi , que foi assassinada , com o seu vestido de noiva , pelo seu ex – namorado . Eles falam , também , que na mansão em que viveu esta personagem da vida real , alguns anos depois , faleceu uma moça que era recém – casada num atropelamento muito misterioso .

Estudiosos de misticismo e certos artistas , que viveram naquela época relatam , que na primeira montagem desta peça , dirigida por Ziembiski , ocorreram muitos fatos sobrenaturais , como por exemplo : luzes que se apagavam sem razão , arrepios nas atrizes , vozes estranhas , etc .

Na época , uma atriz , chegou a confirmar que o vestido de noiva que ela usou , nesta peça , pertenceu a uma noiva , que faleceu três dias após o seu casamento .

Conclusão:

Aqui , concluímos que Vestido de Noiva , com certeza , foi a maior e melhor obra de Nelson Rodrigues .

Ela foi a primeira peça a constituir três planos no palco : o plano da memória , o plano da alucinação e o plano da realidade . Esta peça , também , foi a primeira a usar o recurso do " flashback " no Brasil , com uma aura de suspense e de mistério .

Retirado da internet.

Nenhum comentário: