quarta-feira, 11 de junho de 2008

DOROTHY E ALICE

As obras Alice no País das Maravilhas e Dorothy e o Mágico de Oz , apesar de serem de autores diferentes , possuem semelhanças berrantes .

As duas meninas saem da realidade , se perdem num mundo imaginário e precisam atravessar caminhos estranhos .

Alice precisa seguir o caminho dos tijolos amarelos e Dorothy necessita trilhar uma estrada de tijolos amarelos , também .

A mensagem subliminar , aqui é que estes caminhos estranhos que as duas garotas seguem , nada mais é do que a passagem da infância para a adolescência .

Segundo alguns esotéricos a cor amarela é a cor da descoberta , das surpresas , das alegrias e dos perigos jamais imaginados .

As semelhanças entre as duas não param por aí , é só notarmos as roupas que elas vestem : vestidos do final do século dezenove .

Mensagens Subliminares

A obra Alice no País das Maravilhas faz uma apologia às drogas , de uma forma bem disfarçada . Isto fica claro quando a menina come cogumelos para mudar de tamanho . Como todos sabemos , existem cogumelos alucinógenos em várias partes do mundo .Sem falar , na lagarta que fuma um tipo de haxixe em cima de um cogumelo .

A Rainha malvada , na obra Alice no País das Maravilhas , significa todo o tipo de ditadura .

O personagem Chapeleiro Maluco é uma crítica aos ingleses tradicionais da época vitoriana , que não deixa de ser uma crítica à sociedade daquele período . Pois , ele ficou tão preso às tradições a ponto de enlouquecer . Afinal , no seu relógio são sempre cinco horas da tarde , hora do tradicional chá das cinco da Inglaterra .

O coelho apressado representa o proletariado explorado e oprimido , que é sempre ameaçado pelo patrão .

O gato listrado que fala mentiras , aparece e desaparece é a alegoria do demônio . Pois , o diabo é mentiroso , engana e se disfarça de criatura mansa para despistar os outros seres .

Já , a obra Dorothy é interpretada de forma errada por muitos livros de auto – ajuda .

Dorothy chega num outro mundo , mas vê os empregados da fazenda em que mora , caracterizados como outros personagens , que são : homem de lata , espantalho e leão . Cada personagem queria algo :

- o leão queria ter coragem .

- o espantalho desejava ter uma mente .

- o homem de lata queria um coração .

Bem , todas estas criaturas alcançam estes objetivos no final da história .

Alguns estudiosos , dizem que a mensagem da obra Dorothy é a seguinte : todos que se esforçam alcançam os seus objetivos .

Mas , esta interpretação é muito simplória e há muitas mensagens subliminares nesta história .

Porém , a parte mais interessante é quando estes personagens descobrem que o temido Mágico de Oz é um idoso baixinho e frágil . Nesta parte , a mensagem é a seguinte : nem tudo é o que aparenta .

Retirado da internet.

Nenhum comentário: